Quanta Energia

Foto: André Cyriaco

QUANTA ENERGIA 2017

É possível ver e vivenciar a energia elétrica?
No espetáculo “Quanta Energia!” sim! A peça surge com a proposta de estimular o raciocínio criativo do público infanto-juvenil.

As primeiras apresentações do Quanta Energia serāo realizadas no dia 28 de março, em comemoração ao aniversário do Museu Light da Energia. Em 2016, o público atingido foi de 4 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos. A peça desvenda os mistérios da energia elétrica.

O Quanta Energia! retoma suas atividades cheio de novidades e leva, de março a outubro de 2017, 60 apresentações teatrais interativas para escolas municipais e particulares, museus e centros culturais da cidade do Rio de Janeiro. E as primeiras apresentações deste ano serāo realizadas no Museu Light da Energia, em comemoração ao seu aniversário, no dia 28 de março, terça-feira, em dois horários: 10h30min e 15h. A entrada é gratuita.

Protagonizado por uma dupla de cientistas ‘malucos’, o espetáculo proporciona a crianças, de 6 a 12 anos, a participação em experiências científicas para conhecer as formas de geração de energia elétrica e seus percursos até chegar às residências. O Projeto faz parte do programa Favela Criativa, através do patrocínio da Light, do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e do Programa de Eficiência Energética ANEEL.

Se o universo da energia elétrica parece muitas vezes abstrato para as crianças e, por isso, difícil de entender, no Quanta Energia! ele ganha formas e até cores diferentes. Durante 50 minutos, os participantes irão se deparar com curiosidades incríveis sobre a água e como esse elemento fluido pode se transformar em energia. Irão ainda descobrir o que é e como funciona uma hidrelétrica; o que é a dessalinização da água e como podemos preservar a porção potável que existe em nosso planeta. Ao final desta incrível experiência, os presentes terão aprendido os conceitos de Eficiência Energética de maneira divertida.

E não para por ai. Com a Bobina de Tesla e as bolas de plasma os participantes observarão os raios da eletricidade em ação por meio de objetos condutores e isolantes. Também desvendarão a misteriosa origem da eletricidade capaz de acender uma lâmpada, por exemplo. Para completar, experimentos “interativos” demonstrarão os princípios básicos da conservação de energia.

“Nada melhor do que aprender brincando e interagindo. O Quanta Energia instiga o público a perguntar, a interagir. Isso facilita o aprendizado sobre o consumo responsável da energia elétrica e leva à reflexão sobre ligações clandestinas e o prejuízo que causam para a sociedade”, declara Estela Alves, especialista de marketing do Instituto Light.

A peça será conduzida pelos cientistas malucos da Mad Science – empresa canadense líder mundial em entretenimento infanto-juvenil, que está presente em 29 países e há mais de 20 anos leva diversão educativa às crianças. Além de garantir boas risadas e estimular a curiosidade, eles vão mostrar na prática como evitar os excessos no consumo, evitar o desperdício e conviver harmoniosamente com o meio ambiente e o próximo. < /p>

QUEM REALIZA

A Kommitment Produções Artísticas desenvolve projetos de amplitude nacional que privilegiam a música, o teatro e a dança. No mercado cultural há seis anos, a empresa atua, principalmente, nas regiões sudeste e norte do país. Na bagagem de realizações estão festivais, turnês e programas de cunho socioeducativos realizados em parceria com empresas consolidadas no desenvolvimento de metodologias educacionais para o público infanto-juvenil. Entre projetos já consolidados estão o Música na Estrada, que caminha para sua 6º edição em 2016, e o Circuito Cultural da Cidadania que chega a sua 2ºedição neste ano.

FICHA TÉCNICA

Concepção e Realização: Kommitment Produções Artísticas
Artistas Convidados: Fabiana Ferrari e Marcus Vinicius Máximo (MadScience)
Designer Gráfico e Cenografia: Quadratta Comunicação e Design
Direção Técnica: Felipe Antello e Boy Jorge
Fotografia e Registro Videográfico: Andre Cyriaco / Marlon Peter e Vitor Medeiros
Assessoria de Imprensa e Redes Sociais: Duetto Comunicação

VÍDEOS

logos patrocinadores
 

GALERIA DE IMAGENS