Quanta Energia

 

QUANTA ENERGIA 2016

Agosto a Novembro

O Quanta Energia! leva, de agosto a novembro de 2016, 40 apresentações teatrais interativas para escolas municipais, naves do conhecimento, museus e centros culturais da cidade do Rio de Janeiro. Protagonizado por uma dupla de cientistas ‘malucos’, o espetáculo proporciona a crianças, de 6 a 12 anos, a participação em experiências científicas para conhecer as formas de geração de energia elétrica e seus percursos até chegar às residências. O Projeto faz parte do programa Favela Criativa, através do patrocínio da Light, do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e do Programa de Eficiência Energética ANEEL.

Se o universo da energia elétrica parece muitas vezes abstrato para as crianças e, por isso, difícil de entender, no Quanta Energia! ele ganha formas e até cores diferentes. Durante 50 minutos, os participantes irão se deparar com curiosidades incríveis sobre a água e como esse elemento fluido pode se transformar em energia. Irão ainda descobrir o que é e como funciona uma hidrelétrica; o que é a dessalinização da água e como podemos preservar a porção potável que existe em nosso planeta. Ao final desta incrível experiência, os presentes terão aprendido os conceitos de Eficiência Energética de maneira divertida.

E não para por ai. Com a Bobina de Tesla e as bolas de plasma os participantes observarão os raios da eletricidade em ação por meio de objetos condutores e isolantes. Também desvendarão a misteriosa origem da eletricidade capaz de acender uma lâmpada, por exemplo. Para completar, experimentos “interativos” demonstrarão os princípios básicos da conservação de energia.

“Nada melhor do que aprender brincando e interagindo. O Quanta Energia instiga o público a perguntar, a interagir. Isso facilita o aprendizado sobre o consumo responsável da energia elétrica e leva à reflexão sobre ligações clandestinas e o prejuízo que causam para a sociedade”, declara Estela Alves, especialista de marketing do Instituto Light.

A peça será conduzida pelos cientistas malucos da Mad Science – empresa canadense líder mundial em entretenimento infanto-juvenil, que está presente em 29 países e há mais de 20 anos leva diversão educativa às crianças. Além de garantir boas risadas e estimular a curiosidade, eles vão mostrar na prática como evitar os excessos no consumo, evitar o desperdício e conviver harmoniosamente com o meio ambiente e o próximo.

O Projeto faz parte do programa Favela Criativa, através do patrocínio da Light, do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e do Programa de Eficiência Energética ANEEL.

Acompanhe as novidades!

Curta a nossa página: www.facebook.com/oficinasquantaenergia

 

logos patrocinadores
 

 

1ª EDIÇÃO

Abril de 2014 a Fevereiro de 2015

Comunidades do Rio de Janeiro

O Quanta Energia, projeto integrante do programa Favela Criativa, promoveu oficinas lúdicas sobre o consumo eficiente de energia elétrica nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. Ao todo, foram realizadas 70 oficinas apresentadas para mais de 5 mil crianças, jovens, adultos e professores.

Além das Bibliotecas Parque da Rocinha, Manguinhos e Centro, o Quanta Energia esteve no Centro Cultural Light, Planetário, Green Nation e em diversas escolas municipais e estaduais de vários municípios do Rio de Janeiro.

Acesse o relatório: http://bit.ly/1ºQuantaEnergia

 

logos patrocinadores