O Ciência em Ação busca despertar o interesse pelo estudo científico no público infanto-juvenil. Sua programação é, totalmente, voltada para colocar as crianças e adolescentes com a mão na massa. 

 

3ª EDIÇÃO

Maio a Outubro de 2016

Rede Pública de Ensino do Rio de Janeiro, RJ.

O Ciência em Ação, projeto integrante do Circuito Cultural da Cidadania, realizou em sua 3° edição 35 apresentações em escolas localizadas nas comunidades do Rio de Janeiro. Nesse novo espetáculo teatral, o público infanto-juvenil desvendou os mistérios de um laboratório muito louco.

Cientistas pra lá de engraçados demonstraram o quanto a ciência está presente em nosso dia a dia através de divertidas experiências com ar, água e movimento; ilusão de ótica, gravidade e reações químicas.

O inicio das atividades aconteceu em maio e até outubro o projeto alcançou 4.880 mil crianças e adolescentes. Foram visitadas 15 comunidades -Engenheiro Rubens Paiva, Maria da Graça, Triagem, Pavuna, Gávea, Caju, Penha, Água Santa, Cidade Universitária, Del Castilho, Maré, Copacabana, Thomaz Coelho, Cidade de Deus e Vicente de Carvalho.

Esta edição do Circuito Cultural da Cidadania conta com o patrocínio das empresas Schlumberger, Metro Rio e Lamsa, através da Lei de Incentivo do Município do Rio de Janeiro/ISS, além do Apoio Institucional da Secretaria Municipal de Educaçāo e do Instituto Invepar.

Confira o relatório de resultados: http://bit.ly/RelatórioCCC2ºE

 

logos patrocinadores
 

2ª EDIÇÃO

20 a 30 de outubro de 2014
Rede pública de ensino em Hortolândia, SP.
Eventos: Feira de Ciências e Exposição Interativa

Na segunda edição, o Ciência em Ação retorna a Hortolândia, mas dessa vez para fazer um percurso por seis escolas da rede pública de ensino. Em razão da semana da ciência e tecnologia, o projeto apresentou uma peça de tetro, protagonizada pelos cientistas malucos da Mad Science, que abordava temas ligados a água e o lixo. Durante seis dias, 4 mil crianças e adultos puderem se encantar com a magia do teatro, aliada à experiências científicas curiosas.

A última parada do percurso aconteceu na sede da EMS, que pelo segundo ano consecutivo patrocinou o evento.  Uma exposição interativa com ambientes temáticos sobre ciência e sustentabilidade foi montada para os colaboradores da empresa. Em 05 de novembro, o Ciência em Ação 2014 viabilizou ainda uma palestra com o renomado Dr. Dráuzio Varella para convidados da empresa no MAM em São Paulo.

Acesse o relatório: http://bit.ly/2ºciênciaemação

 

 

1ª EDIÇÃO

26 de maio de 2013
Feira Literária Hortolendo – Hortolândia, SP.

Na sua primeira edição, o Ciência em Ação realizou 48 oficinas e 3 espetáculos teatrais para estimular o interesse pelo estudo científico. A diversão alcançou diretamente 2.900 mil crianças que passavam, durante o final de semana, pela feira literária Hortolendo, além dos pais que aproveitaram as experiências para colocar as ‘mãos na massa’ e aprender em família.

A programação foi intensa e divida por faixa etária. Crianças de 6 a 8 anos puderam participar das oficinas “Se Liga no Sol”, “Espaço Nutrição”, “Espaço Geleca” e “O que você sabe sobre H2O?”. Já as crianças de 9 a 12 anos e acompanhantes conferiram as oficinas “Fumar nem Pensar”, “Feito por Mim”, “Cuide de seus Ossos” e “Lugar de Lixo é no Lixo?”

O Show Científico da Mad Science, parte integrante do Projeto Ciência em Ação, encerrou as atividades do Hortolendo com chave de ouro, encantando mais de 300 pessoas. A creche Emiliano Sanchez, que atende a cerca de 200 crianças, em 2 turnos, com idades entre 0 e 6 anos também recebeu o show em duas apresentações.

Durante a feira, o Ciência em Ação presenteou o público presente com tubos de ensaio com semente de Ipê.

Acesse o relatório: http://bit.ly/1ºcienciaemação